OS TRAPALHÕES E O REI DO FUTEBOL (1986)
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OS TRAPALHÕES E O REI DO FUTEBOL (1986)



Muito já foi dito e escrito sobre como os cineastas do Brasil, o "País do Futebol", parecem mais um time de peladeiros tentando jogar futebol profissional quando o assunto é fazer filmes sobre o esporte. Afinal, tirando alguns documentários clássicos ("Garrincha, Alegria do Povo", de Joaquim Pedro de Andrade, e "Isto É Pelé", de Luiz Carlos Barreto), e alguns poucos filmes sobre craques reais ou fictícios ("Asa Branca – Um Sonho Brasileiro", de Djalma Limongi Batista, e "Heleno", de José Henrique Fonseca), nosso cinema ainda está no banco de reservas nessa área.

O melhor argumento para comprovar como somos pernas-de-pau em filmes sobre futebol é OS TRAPALHÕES E O REI DO FUTEBOL, de 1986. Era uma daquelas ideias que não tinha como dar errado: simplesmente o maior grupo humorístico do país fazendo piada com uma das grandes paixões nacionais, e com o aval do "Rei" Pelé, que "interpreta" um dos personagens principais.


O cinema brasileiro já tinha tentado brincar com o futebol, bem de leve, três anos antes, quando Ícaro Martins e José Antonio Garcia dirigiram "Onda Nova" (1983), sobre um time de futebol feminino. Não funcionou muito bem, mas entrou para a história pela antológica proposta de uma garota ao jogador Casagrande (interpretando ele mesmo): "Eu sou virgem e queria que você me descabaçasse".

E embora OS TRAPALHÕES E O REI DO FUTEBOL tenha uma grande parcela de culpa na minha formação como cinéfilo (foi o primeiro filme que eu vi no cinema, com 7 anos de idade, e também em vídeo, logo que meu pai chegou em casa com um velho videocassete duas cabeças comprado no Paraguai), o resultado é bem fraquinho, tanto como "filme de futebol" e (principalmente) como comédia dos Trapalhões.


O mínimo que se esperava de uma comédia dos Trapalhões sobre futebol seria algo equivalente a um "Shaolin Soccer", brilhante comédia chinesa de 2001, dirigida e estrelada por Stephen Chow. Sim, eu sei que "Shaolin Soccer" foi feito 15 anos DEPOIS, mas estou me referindo à maneira aloprada como os chineses conseguiram juntar humor e esporte. Era o que os Trapalhões deveriam ter feito, até porque o Pelé também está no meio. Mas o que o filme entrega é uma passatempo pífio, em que o futebol é mera desculpa para uma trama meia-boca de corrupção nos bastidores do esporte, e onde a câmera só entra em campo depois de 60 minutos, para uma "partida final" cujas cenas mal somam 6 minutos! Pense em propaganda enganosa...

O próprio Pelé passa a maior parte do filme "engessado", já que não aparece como jogador (o mais óbvio) e tampouco como o "Rei do Futebol" anunciado no título, mas sim "interpretando" um jornalista chamado Nascimento, grande amigo dos Trapalhões, e tentando demonstrar maior intimidade com uma velha máquina de datilografia do que com a bola. Na grande decisão, no final, quando Nascimento finalmente tem a chance de entrar em campo, ele o faz... como goleiro?!?


Dirigido pelo brilhante Carlos Manga, um veterano das clássicas chanchadas dos anos 50 (como "Matar ou Correr" e "O Homem do Sputnik"), OS TRAPALHÕES E O REI DO FUTEBOL conta a história de quatro amigos que trabalham como roupeiros e massagistas de um grande time de futebol, o Independência, mas nas horas vagas disputam peladas com seu próprio time, o Galinheiro Futebol Clube. Eles são Cardeal (Renato "Didi" Aragão), Elvis (Dedé Santana), Fumê (Mussum) e Tremoço (Zacarias).

O Independência está em crise devido a sucessivas derrotas, e isso provoca a renúncia do presidente do time e a demissão do seu treinador. Com isso, um novo presidente é nomeado emergencialmente, o Dr. Velhaccio (José Lewgoy), mas suas decisões entram em conflito com as de outro diretor do clube e aspirante a presidente, o Dr. Barros Barreto (Milton Moraes).


Inicia-se uma guerra entre os dois rivais, que resulta na contratação do roupeiro Cardeal como novo técnico e bode expiatório: como Barros Barreto demitiu o técnico anterior sem consultar Velhaccio, o presidente espera que o incompetente roupeiro afunde o time de vez e comprove que seu rival não deveria ter mandado embora o outro treinador - e a torcida que se exploda, certo?

Alheio à guerra política nos bastidores, Cardeal e seus amigos põem em prática um novo e excêntrico programa de treinamento para os atletas do Independência Futebol Clube, que abandonam a vida mansa e são obrigados a fugir de cães ferozes para ganhar velocidade e a perseguir e agarrar galinhas soltas no campo para desenvolver a agilidade!


O resultado é inesperado: o time sob nova direção ganha todas as partidas e sobe para a liderança do campeonato, e o nome de Cardeal começa a ser cogitado como novo presidente pelo jornalista Nascimento. O problema é que se o Independência for campeão, isso provará que Barros Barreto estava certo por demitir o antigo treinador, colocando Velhaccio em situação complicada.

A solução encontrada pelo presidente para sair da enrascada é sequestrar Aninha (Luiza Brunet!), por quem Cardeal é apaixonado, para forçá-lo a fazer o time perder a decisão em pleno Maracanã lotado. Mas, enquanto o técnico comanda a partida, seus amigos Trapalhões mais Nascimento partem para o resgate da moça, e depois ainda precisam garantir uma virada histórica numa partida que seu time está perdendo por 4x0.


Além dos Trapalhões, de Pelé, do futebol e do diretor Carlos Manga, o filme traz pelo menos mais dois ícones brasileiros: o "Antônio das Mortes" Maurício do Valle, em seu enésimo papel de vilão (só nos filmes do grupo ele foi vilão em outras quatro produções, incluindo "Os Trapalhões no Reino da Fantasia"), e Luiza Brunet, então uma das mulheres mais lindas do Brasil, em sua estreia no cinema (na verdade, em seu ÚNICO FILME, embora ela tenha feito uns vídeos tipo "Programa de Beleza de Luiza Brunet").

Aninha, a personagem de Luiza, funciona como o típico interesse amoroso do Didi que na verdade ama outro personagem, partindo o coração do Trapalhão no final. Esta é uma figura feminina frequente em quase todas as aventuras do quarteto. Mas se isso já foi pretexto para cenas tristes em outros filmes deles (mais notadamente em "Os Trapalhões na Guerra dos Planetas"), aqui a desilusão amorosa de Didi é enfocada bem de leve, sem lágrimas ou música triste no final.


Chega a ser irônico que OS TRAPALHÕES E O REI DO FUTEBOL tenha sido lançado em 1986, mesmo ano da Copa do México. O desempenho da Seleção Canarinho no torneio foi tão frustrante quanto o filme dos Trapalhões: foi eliminada ainda nas quartas-de-final pela França.

Alguns defendem o desempenho brasileiro, já que o time saiu da competição invicto (foram quatro vitórias e um empate, 10 gols marcados e apenas um sofrido, justamente no derradeiro empate em 1x1 contra a França, que ganhou nos pênaltis). Mas não deixou de ser um banho de água fria nos torcedores brasileiros, assim como o filme dos Trapalhões.


Afinal, o que qualquer ser humano normal espera de um filme chamado OS TRAPALHÕES E O REI DO FUTEBOL estrelado pelo quarteto e pelo Pelé? Quem será que teve a ideia de jerico de colocar o Pelé apenas como enfeite? Pois ele raramente encosta numa bola e, quando entra em campo, como já escrevi, é na posição de goleiro! No restante de suas cenas "sérias", Pelé não consegue fazer nada parecido com interpretação; é simplesmente Pelé fazendo de conta que é jornalista!

E o homem é tão ruim, mas tão ruim como ator que as partes mais engraçadas do filme são as dele, mesmo que estas cenas originalmente fossem sérias! Parece que, numa de suas incontáveis entrevistas, Pelé teria declarado que sonhava em ser ator caso a carreira como jogador de futebol não tivesse dado certo. Então ainda bem que ele fez sucesso nos campos, porque, como ator, Pelé é um ótimo goleiro - pelo menos aqui no filme dos Trapalhões!


Vale lembrar que Pelé já explorava sua persona de Rei do Futebol vários anos antes dessa parceria com Os Trapalhões. Por exemplo: em "Os Trombadinhas" (1979), de Anselmo Duarte, o craque aparece como ele mesmo - Pelé -, deixando de lado os treinos do Santos para resolver com as próprias mãos (e pés) o problema da delinquência juvenil na cidade.

E no divertido de tão ruim "Fuga para a Vitória" (1981), de John  Huston, ele aparece como um craque caribenho (!!!) que joga futebol num time de prisioneiros de guerra formado por Michael Caine e Sylvester Stallone, em plena Segunda Guerra Mundial!


Portanto, é realmente muito chato que, num filme com "Rei do Futebol" no título, Pelé não faça nada digno desta alcunha. Também é muito chato que uma comédia sobre futebol praticamente não tenha cenas e nem piadas sobre o esporte.

Na cena inicial, quando o Galinheiro F.C. enfrenta um time de valentões, vemos uma rápida pelada que logo evolui para pancadaria (por sinal, esta é a única exibição do Galinheiro F.C., depois sumariamente esquecido na trama). Seguem-se as confusões de praxe, e aí os Trapalhões e seu Independência F.C. só voltam ao campo para jogar futebol nos seis minutos finais. Até então, a ascensão do time no campeonato é mostrada apenas através de narrações em off sobre imagens do time nos vestiários! Logo, de futebol mesmo só temos o começo e o final do filme!


Alguém pode argumentar que havia as já conhecidas dificuldades técnicas do cinema brasileiro da época para se filmar partidas de futebol com a necessária emoção, agilidade e realismo, e as cenas futebolísticas realmente são bem ruinzinhas. Mas isso não justifica a inexistência de mais piadas com o treinamento e a rotina de um time de futebol, ou quem sabe os Trapalhões sacaneando os times adversários durante as partidas. O filme prefere perder tempo enfocando a politicagem nos bastidores, e a culpa pode ser creditada aos roteiristas - os noveleiros Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares, sem nenhum timing para comédia ou esporte.

As piadas são fracas e escassas, e o veterano Manga não consegue fazer muita coisa tendo os quatro Trapalhões à sua disposição, logo ele que fez maravilhas com Oscarito e Grande Otelo nas chanchadas da Atlântida! É tão pouca história para contar que este também é um dos filmes mais curtos da carreira do quarteto, com meros 68 minutos! Qualquer pelada de bairro dura mais do que isso, mesmo quando é jogo dos veteranos...


Embora seja uma produção voltada ao público infantil, com as trapalhadas e a comédia-pastelão de costume, às vezes OS TRAPALHÕES E O REI DO FUTEBOL surpreende com algumas tiradas mais adultas, incluindo palavrões BEM adultos. Ao se referir a um dos vilões, por exemplo, Didi diz: "Ele é tão ruim que se pisar na merda, fica difícil separar um do outro". Já ao questionar a masculinidade do goleiro Sansão (Marcelo Ibrahim, que morreu no mesmo ano), Didi sugere a Zacarias: "Dá uma injeção de 'machól' nele".

Também há uma cena muito engraçada durante um show de samba, quando Didi fica completamente fascinado pelas bundas das mulatas rebolando a poucos centímetros do seu nariz! Este é um raro momento em que o diretor Manga parece à vontade, quem sabe rememorando as comédias musicais carnavalescas que dirigiu nos anos 50-60. Nesta cena, o samba cantado por Mussum, com seu refrão "Com você na cabeça tá legal, Cardeal, Cardeal", gruda na cabeça e não solta mais.


E justiça seja feita: a única partida do Independência F.C. mostrada no filme, na cena final, tem algumas piadas até hoje hilárias, incluindo um momento inesquecível em que Didi/Cardeal cobra o escanteio e depois corre para a frente da goleira adversária para fazer um gol de cabeça!

O mesmo Cardeal (talvez seja ele o legítimo "Rei do Futebol" anunciado no título) também faz um golaço do meio-de-campo, quando o jornalista Nascimento, em momento auto-biográfico, declara: "Esse nem o Pelé conseguiu fazer!". Se tivéssemos mais momentos assim e mais piadas "adultas" como as anteriormente citadas durante o resto do filme, OS TRAPALHÕES E O REI DO FUTEBOL poderia ter entrado com louvor na relação das grandes comédias do grupo. Infelizmente, estas partes são exceção, e não regra.


Didi cobra escanteio e cabeceia para o gol!



Mas o público não se importou com os muitos problemas do filme. Tanto que OS TRAPALHÕES E O REI DO FUTEBOL foi a 15ª maior bilheteria entre os trabalhos do quarteto, e o 26º filme brasileiro mais visto da história, com mais de 3.600.000 espectadores!

Isso torna até simbólica a cena final desta comédia, quando o personagem de Renato Aragão "dá uma banana" para a câmera (e para o público), num momento congelado antes que o gesto obsceno se complete, talvez para poupar os pais de explicar às crianças menores o que significa aquilo.


No fundo, é como se o próprio Renato Aragão estivesse "dando uma banana" para os críticos que malhavam as produções dos Trapalhões na época, e também para todos nós, espectadores que não gostamos do filme e ficamos achando mil defeitos nele.

Ok, "Banana" aceita, Sr. Didi. Mas isso não torna OS TRAPALHÕES E O REI DO FUTEBOL melhor. Pelo contrário, continuo esperando que um cineasta corajoso e um roteirista inspirado façam o "Shaolin Soccer" brasileiro. Quem sabe agora, que estamos às vésperas da Copa do Mundo de 2014?

PS: Surgiu uma polêmica relacionada ao filme em 2011, quando o presidente do time cearense Maguary Sport Club declarou à imprensa que o uniforme do fictício Independência Futebol Clube seria uma homenagem de Renato Aragão ao Maguary (cujas camisetas são parecidas com as do time do filme). O Trapalhão negou a "homenagem", mas a turma do Maguary não quer nem saber e continua se sentindo representada no cinema brasileiro. Leia reportagem sobre o episódio clicando aqui.


Veja OS TRAPALHÕES E O REI DO FUTEBOL na íntegra!



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Os Trapalhões e o Rei do Futebol 

(1986, Brasil)
Direção: Carlos Manga
Elenco: Renato Aragão, Dedé Santana, Mussum,
Zacarias, Pelé, Maurício do Valle, Luiza Brunet,
José Lewgoy e Milton Moraes.



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